top of page
Image by Quino Al

"Nada mais sã do que a lucidez de alguns tipos de loucura." Rosa Berg

O PROJETO

Em um período sombrio da nossa história, para silenciar pessoas diagnosticadas como loucas ou as consideradas a escória da sociedade, mesmo sãs, os manicômios costumavam afogá-las em um balde de água fria até que pudessem perder o fôlego. Era assim que eles conseguiam calá-las, mesmo que por instantes, para abafar suas dores.

​

"Silêncio dos Afogados" é um projeto contemplado no ProAC nº 29/2019 para Desenvolvimento de Séries que aborda questões sociais envolvendo tortura em hospitais psiquiátricos ao longo da nossa história. 

​

O blog foi criado para compartilhar conteúdo a respeito de temas relevantes referentes à luta antimanicomial brasileira, trazer luz à temática abordada na série e discutir a necessidade de um diálogo de conscientização às regras de proteção dos direitos das pessoas com transtorno mental.

​

Por anos esse tema ficou escondido da nossa história e agora é preciso, mais do que nunca, trazê-lo à tona para propor um olhar aprofundado da nossa sociedade em relação aos abusos como forma de redenção ao nosso passado, onde todos fomos cúmplices dessas atrocidades.

Logos GOV-01 (1).png
bottom of page